Quer aprender um novo idioma?

SEU CURRÍCULO EM INGLÊS

"Antes de falarmos sobre o currículo propriamente, vamos analisar o profissional que vai buscar ter seu currículo traduzido para o idioma inglês."

Antes de falarmos sobre o currículo propriamente, vamos analisar o profissional que vai buscar ter seu currículo traduzido para o idioma inglês.

O que ele busca? Empresas internacionais ou multinacionais.

O que essas empresas esperam dele? Além das competências da área, um nível de domínio do idioma em inglês que o permita se comunicar no dia-a-dia de uma empresa internacional. 

E o que isso significa?

Que esse profissional vai precisar de um nível minimamente intermediário (B1). 

Um falante de inglês como segunda língua com esse nível é capaz de utilizar o idioma em todas as situações cotidianas e também, ainda que de maneira simples, participar de reuniões, apresentações, discussões e palestras no idioma. Ou seja, é bastante coisa. 

Portanto, se o seu nível de inglês ainda não é esse, este artigo (ainda) não será tão interessante para você.

Em primeiro lugar, não irei ensinar como traduzir um currículo para um outro idioma (isso só se aprende em uma graduação). Meu intuito com este texto é abordar as principais características de um currículo bem apresentado no idioma inglês, as diferenças que encontramos ao compará-lo com os currículos em português e permitir aos profissionais que tenham um pouco mais de autonomia e segurança ao contratar um serviço de tradução de currículos. 

Informações Pessoais

Além do seu nome completo, endereço e contatos (telefone e e-mail) coloque também uma breve descrição sobre você como profissional e sua carreira, apontando também seus objetivos. 

Um exemplo:

BIANCA AKEMI URATA

Founder and CEO of Manas Idiomas

Educator with almost 10 years of experience in people management.

An enthusiast of education and entrepreneurship looking for a managing position where I can grow and help people find their own strengths and abilities.

Suas Experiências Profissionais

Escolha bem as empresas e experiências que você deseja mostrar no seu currículo. Nem todas as suas ações passadas são relevantes para o cargo e para a empresa que vai te avaliar. 

Neste campo, certifique-se que os verbos estão no passado e em concordância em todas as frases. 

Um jeito bacana de mostrar suas experiências seria colocá-las numa linha do tempo, como no exemplo abaixo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sua formação

Novamente, selecione bem as informações que você gostaria que soubessem sobre sua educação. E também, revise os tempos verbais utilizados.

Importante ressaltar que alguns nomes de instituições (como universidades e organizações) não serão traduzidos. 

Então, preste atenção a este tópico na hora de escrever os nomes das empresas onde trabalhou e as instituições onde estudou. 

Perfil pessoal

Além de suas conquistas profissionais, é interessante mostrar que você é uma pessoa (parece óbvio, mas nem sempre é) além do seu trabalho. 

Quais são seus hobbies? Pelo quê é apaixonado/a? Quem é você fora e também dentro do escritório? Pode não parecer, mas isso diz muito sobre suas habilidades comportamentais e emocionais!

Não vale mentir, viu?

Neste campo, se atente a características pessoais que também podem ser interpretadas como habilidades comportamentais (soft skills) e utilize um dicionário de sinônimos para um vocabulário mais abrangente e de maior impacto! 

Tamanho do seu currículo

Entendemos que a maioria de nós já realizou muita coisa! Mas será que tudo que fizemos é realmente relevante para este este processo seletivo ou para esta empresa em questão?

Geralmente, a resposta é não.

Por isso, um currículo pode ter apenas uma página, com todas as informações pertinentes, com linguagem clara e precisa. 

O domínio de qualquer linguagem ou idioma é uma habilidade desafiadora.

Daí a importância de ter alguém traduzindo e/ou revisando seu currículo para você, caso você ainda não se sinta preparado para isso!

O que achou deste artigo?

Comente abaixo e envie para quem puder ser ajudado com ele!

Recado Ao Leitor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Postagens Recentes

Dicas

WOMEN’S DAY

Mais um ano começa e com ele vem as novas metas, não é mesmo?
Não importa quais sejam suas metas para 2020, esperamos que cada uma de vocês possam atingi-la, portanto a Manas Idiomas está aqui para ajudar.

Leia Mais »
Dicas

SEU CURRÍCULO EM INGLÊS

“Antes de falarmos sobre o currículo propriamente, vamos analisar o profissional que vai buscar ter seu currículo traduzido para o idioma inglês.”

Leia Mais »

Siga-nos

Posso Ajudar?